Imagina como seria se você soubesse como tocar gaita e a dominasse por completo?

E simplesmente a cada musica que você quisesse tocar fosse somente ler as partituras e já sair tocando?

Isso seria fantástico não é mesmo? 🤩

Mas se você é um iniciante na gaita ou na musica em geral você já deve saber que aprender a tocar um instrumento não é fácil no começo.

Na verdade no inicio muitas dúvidas surgem e nós ficamos perdidos (te digo “nós” porque no começo foi difícil para mim também).

Mas... Eu não quero te desanimar... Quero que você aprenda a tocar gaita de verdade e por isso separei sete dicas que para mim foram fundamentais e fizeram toda a diferença!

E o mais legal sabe o que é?

Você pode começar agora a por em prática essas sete dicas.

Ah se eu soubesse disso quando comecei... 😱

Vamos às dicas?!

Gaita no bolso de uma calça jeans


👉 Também deixei uma dica bônus no final da uma olhada!

Vamos as 7 dicas para você aprender a tocar gaita

1- Comece pela gaita correta


Se você já possui uma gaita tudo bem...Mas se você pretende comprar uma gaita nova de preferencia para gaitas diatônica, que é a mais ideal para iniciantes.

Só para você ficar sabendo também existe a gaita cromática, mas a intenção aqui é facilitar as coisas para você então vamos focar na gaita diatônica.

2- Aprenda a segurar a gaita corretamente

Aprenda segurando o instrumento com a mão esquerda, pois a direita será usada para fazer os efeitos sonoros.

Existem números de 1 a 10 em sua gaita, o que indica o tom de cada nota. Portanto, a nota mais aguda é 1 e a mais grave a 10.

3- Conheça mais sobre a embocadura em bico

Embocaduras são formas de posicionar a gaita em sua boca, e existem varias...

A embocadura mais popular é a de bico. No começo se preocupe em aprender mais sobre a embocadura de bico (é a mais adequada para quem está começando).

A embocadura de bico também serve de base para as outras.




4- Explore bem a sua gaita


Sim pode até parecer besteira mas isso pode te ajudar... Conheça os detalhes do seu instrumento.

Assopre todos os buracos para você identificar qual o som de cada um deles.

Se quiser arriscar a desmontar a sua gaita para fazer uma limpeza, este artigo te ensina como desmontar e fazer uma limpeza em sua gaita.

5- Escolha uma musica fácil para começar.


Comece tocando musicas mais fáceis, com poucas notas. Treine até conseguir toca-la por completo. 

Aqui no site temos uma categoria só de cifras para gaitas, veja a que mais te interessa e comece por ela.

Veja a musica Bad to the Bone do George Thorogood parece ser uma boa para começar! 

6- Treine


Sim isso parece clichê mas todo musico de sucesso passou por um processo de aprendizado onde foi necessário muita dedicação. 

Qualquer instrumento que você um dia queira tocar você deverá levar a serio no minimo como se fosse uma matéria escolar. 

No método que você pegar, com certeza existem um exercícios de treino. Faça-os quantas vezes achar necessário e com bastante atenção.

Se inspire em músicos de sucesso. Pesquise sobre a história de vida como aprenderam a tocar... Eu particularmente gosto de músicos como Elvis Presley e Chuck Berry.

7- Consiga um bom método para aprender a tocar gaita

Aprender sozinho é possível, tanta gente consegue não é mesmo? Então porque com você seria diferente?

Na internet tem muito conteúdo bacana que pode te ensinar como tocar gaita, o único problema é que geralmente o conteúdo na internet está fora de ordem e bagunçado.

Na maioria das vezes os conteúdos que você vai encontrar serão assuntos avançados e que pode não fazer sentido nenhum para você neste momento.

De preferência a vídeos no inicio. Livros e apostilas sobre teorias são legais mais não ajudam muito no começo.

Evite seguir muita gente no começo, pois seguir muita gente e ouvir muitas opiniões e muitos métodos diferentes mais vai te atrapalhar do que te ajudar no inicio quando você estiver aprendendo a tocar gaita.

Uma dica bônus para você aprender a tocar gaita

Separei para você uma aula gratuita com o Professor JP (João Pedro). É uma aula básica onde ele vai te ensinar os princípios da gaita. 

E se você não sabe o professor João Pedro tem um curso completo de gaita. É uma boa alternativa para aprender mais rápido e não perder muito tempo para ficar indo até uma escola de musica.

Com apenas 5 minutos por dia você já pode aprender a tocar gaita. Clique no botão abaixo para assistir a aula gratuita de gaita.

Aula de Gaita


Ou ainda pode ver as nossas dicas de curso de gaita grátis e pagos.

Tocar gaita não é difícil, mas necessita paciência e persistência. Com o tempo, você vai conseguir aprender a tocar várias músicas. E seu ouvido vai ficar bom em identificar notas.

Espero que essas dicas te ajudem de alguma forma nos seu aprendizados.

Se gostou das nossas dicas compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais! E não deixe de navegar em nosso site e conhecer mais sobre outros assuntos.

Pode ser do seu interesse: