Você já pensou em tocar gaita? Também conhecida como gaita de boca ou, simplesmente, harmônica, é um instrumento que atrai muitas pessoas. Mas calma, ela não é complicada tanto quanto parece.

Muitos sonham em tocar como Bob Dylan ou Alanis Morissette. Porém, eles se esquecem de que é preciso ter prática e isso só se adquire com o tempo. Ou seja, persistência e foco para aprender a tocá-la.

Se você quer saber como tocar gaita?, continue lendo esse post! Vamos falar mais sobre esse instrumento e te dar algumas dicas incríveis para sair tocando por aí.

Vamos lá? Boa leitura!

Gaita no bolso de uma calça jeans


Veja 7 dicas incríveis para aprender a tocar gaita


Se você tem a vontade de aprender a tocar gaita, veja abaixo sete dicas incríveis:

1 – Compre uma gaita em dó, que é ideal para iniciantes;

2 – Segure o instrumento com a mão esquerda, pois a direita será usada para fazer os efeitos sonoros. Existem números de 1 a 10 em sua gaita, o que indica o tom de cada nota. Portanto, a nota mais aguda é 1 e a mais grave a 10;

3 – A bocadura principal, ou seja, como posicionar a boca na gaita, é a de bico. Porém, existem outras. Mas essa é a base para todas;

4 – Consiga um método para tocar gaita. Porém, não vale ser de violão, esse é um erro de muitos iniciantes, pois acham que é o mesmo, mas não é.

5 – Assopre todos os buracos para você identificar qual o som de cada um deles;

6 – No método que você pegar, com certeza existem um exercícios de treino. Faça-os quantas vezes achar necessário e com bastante atenção;

7 –Toque a música que estiver no método até se sentir confiante. Geralmente ela é bem fácil.

E, treine... Sua dedicação será o fator que irá definir seu aprendizado.

Conheça os diferentes tipos de gaita


Se você é fã desse instrumento, deve saber que existem diferentes tipos de gaita. Mas, você conhece todas elas? Se não, confira quais são:

Harmônica


Essa é boa para quem começar a tocar gaita. É fácil de usar, sendo encontrada na escala de Dó maior. Mas você consegue tocar todas as notas com ela!

Esse tipo de gaita possui dois tipos: com 64 e 48 vozes. A primeira possui quatro repetições do grave ao agudo. Já a segunda com três repetições. Porém, ambas vão da sequência de Dó a Si.

Diatônica


Essa gaita possui três tipos de modelos: em Ré, Mi e a que possui todas as escalas musicais. Ela é ideal para quem já sabe tocar o instrumento.

Além das dicas que demos nesse post, tem uma aula gratuita aqui no site, clique aqui para acessar,

Na internet você até consegue achar vários tutoriais sobre como tocar gaita. Assim como achar o método para imprimir, de iniciantes. No entanto, como não terá um professor, você terá que se dedicar bastante para aprender a fazer todos os movimentos sozinhos. Das mãos e da boca.

Tocar gaita não é difícil, mas necessita paciência e persistência. Além disso, escolha uma boa gaita para iniciar as suas práticas. As gaitas em Dó são as mais indicadas para quem está começando a se aventurar no mundo desse instrumento que encanta a todos com seu sopro musical.

A gaita tem um som doce, agradável e contagiante!

Com o tempo, você vai conseguir aprender a tocar várias músicas. Portanto, você também vai treinar o seu ouvido e saber identificar cada nota devidamente!

Uma dica importante sobre como tocar gaita

Se você quer aprender mais rápido e não tem muito tempo para ficar indo até uma escola de musica, sugiro a você assistir a aula de gaita e também conhecer o método de ensino do professor João Pedro.

Com apenas 5 minutos por dia você já pode aprender a tocar gaita. Clique no botão abaixo para assistir.

Aula de Gaita


Gostou das nossas dicas de como aprender a tocar gaita? Compartilhe então com os seus amigos em suas redes sociais!