Gaita e microfone

Já ouviu falar na gaita para blues? Ela é perfeita para os gaitistas mais experientes. Porém, pode ser usada por iniciantes também. Um instrumento bem versátil, você também acha?

Ela também é conhecida como diatônica, pois toca Blues com verdadeira perfeição! Ou seja, esse é o melhor modelo para se tocar esse ritmo.

Vamos mostrar nesse post algumas dicas para tocar gaita para blues. Além de marcas e outras informações importantes para tocar esse ritmo. Quer aprender mais? Vem com a gente! Boa leitura!

 Publicidade

 Publicidade


Qual gaita no blues é melhor para comprar?


Se você quer comprar uma gaita para tocar blues, veja abaixo algumas dicas importantes:

A melhor para se tocar esse ritmo é a diatônica;

Embocadura leve para tocar mais suave;

Embocadura pesada para sons mais fortes;

Se você for tocar sozinho, pode comprar no tom que desejar. Porém, lembramos que a em Dó é a mais indicada para os iniciantes;

Caso você toque em um conjunto, procure a gaita para blues com o tom certo dos outros componentes do grupo. Pois assim vocês estarão no mesmo ritmo;

Os gaitistas profissionais usam uma de cada. Geralmente, eles têm as 12, ou seja, gaitas em doze tons musicais. Portanto, eles conseguem acompanhar qualquer ritmo.

Gaitas sobre a mesa


Vale lembrar que esse tipo de gaita também é conhecida como harmônica ou gaita de sopro. Ela possui dez furos, com extensão em três oitavas. A palhetas estão distribuídas de forma que as notas possam ser executadas individualmente, numa escala do menor para o maior.

Porém, mesmo com a distribuição individual, elas trabalham em perfeita harmonia. É possível tocar as notas em mais de um furo, caso seja necessário. O músico vai controlar o instrumento com a boca, tampando os furos que não forem usados com a língua.

Pode ser complicado no início, mas com a prática é possível tocar perfeitamente. É preciso bastante treino e persistência. Além de paciência.

Não deixe de assistir a nossa aula grátis de como tocar gaita, se você não tem nenhum conhecimento com este tipo de instrumento com certeza esta aula vai te ajudar.

Tocar esse tipo de gaita requer concentração, pois o blues é um ritmo mais agitado, precisando de muita agilidade do gaitista. Portanto, concentre-se na hora de aprender uma cifra.

Ao comprar esse tipo de gaita, observe se ela está com furos numerados de 1 a 10. Eles quem vão te orientar na hora de produzir o som.


Veja também - Como tocar gaita Aprenda com 7 dicas incríveis.


Dicas para tocar gaita para blues


O ideal é que você assista videoaulas para aprender a tocar gaita para blues. O ritmo é bem expressivo e único, portanto exige alguns cuidados. Como qualquer aula de gaita, é preciso dedicação e paciência para aprender a tocar.

Se você quer uma forma mais rápida de aprender a tocar gaita mesmo sendo um iniciante e tendo pouco ou nenhum conhecimento no assunto, eu recomendo a você o curso de gaita do professor João Pedro. Clique aqui para conhecer.

Veja algumas dicas:

Ache uma boa partitura de gaita para blues (na internet você consegue achar, mas o ideal é ter um professor que te passe uma);
Treine bastante, pois somente assim você conseguirá tocar uma música inteira;
Pode parecer difícil no início, mas com a prática, tocar blues gaita será bastante fácil;
Se você é iniciante, tenha cuidado ao comprar a sua gaita. Ela deve ser em Dó, com sons medianos, que são os melhores para quem está começando.

Músicas para tocar na gaita para blues


Você já é fã do blues? Ficará então ainda mais fácil aprender a tocar. Mas, se você está começando a se simpatizar com o ritmo, vamos te apresentar algumas músicas para que você treine em sua gaita.

São elas:

12 Bar Blues Boogie;
Levada de Blues;
Origem;
Croossroad Blues;
Mannish Boy;
HowMany More Years;
DustMyBroom;
Alabama Blues

Nesse post, além das melhores músicas de blues, apresentamos para você qual a melhor gaita para blues. Além disso, demos algumas dicas sobre como tocar esse instrumento, com esse ritmo tão envolvente.

Uma dica importante sobre como tocar gaita


Se você quer aprender mais rápido e não tem muito tempo para ficar indo até uma escola de musica, sugiro a você assistir a aula de gaita gratuita e também conhecer o método de ensino do professor João Pedro.

Com apenas 5 minutos por dia você já pode aprender a tocar gaita. Clique no botão abaixo para assistir.




Gostou das nossas dicas?

Deixe o seu comentário